Conteúdo

Entenda o papel da rebitadeira hidropneumática na otimização de projetos industriais

Publicação: 26/05/2022

Diante de um mercado que desenvolve projetos industriais de forma cada vez mais ágil, sustentável e eficiente, é impossível não reconhecer o papel fundamental dos elementos de fixação — os rebites, em especial — para toda a cadeia de produção. É por isso que, de olho na versatilidade e aplicabilidade dessas soluções, o artigo de hoje vai explicar melhor os benefícios da implementação de uma rebitadeira hidropneumática no dia a dia dos seus times de produção. Siga com a gente!

Benefícios práticos da rebitadeira hidropneumática

Em outro post aqui no blog, falamos sobre as vantagens da aplicação de rebites roscados em projetos de alta complexidade. Acontece que esse é também um excelente ponto de partida para entender como uma rebitadeira hidropneumática pode entrar em cena para dar mais dinamismo, eficiência e uniformidade em fixações permanentes.

Imagine, por exemplo, que sua empresa vai desenvolver peças para algum maquinário específico. Em cada peça, o projeto exige a união de duas chapas metálicas que, apesar de possuírem dimensões diferentes, são extremamente finas. Além disso, os técnicos têm uma área de trabalho muito estreita, limitando as opções de fixação. Ora, está aí a receita completa para apostar nos rebites roscados sem medo, não é mesmo?

Mas já parou para pensar no tempo e no esforço necessários para fazer a aplicação manual dos rebites em cada um dos pontos de fixação ao longo da peça? Tudo isso multiplicado pela quantidade total de peças produzidas! Dá para fazer, é claro, porém, é justamente aqui que uma rebitadeira hidropneumática pode fazer toda a diferença — e elencamos 4 tópicos para explicar esses benefícios na prática, olha só:

• Ciclo de aplicação mais rápido

A rebitadeira hidropneumática agrega eficiência e produtividade a qualquer processo de rebitagem. Com alta performance e um excelente custo-benefício, o equipamento aplica os rebites por pressão e sua regulagem é através da válvula de controle, o que torna o ajuste simples e rápido. Em outras palavras, você pode fixar as chapas do seu projeto mais rápido, aumentando o saldo de peças/hora.

Menor esforço físico do profissional

Leve e ergonômica, essa ferramenta também é ideal para garantir um maior conforto do profissional técnico, que consegue otimizar a produtividade tanto pela agilidade do equipamento quanto pela praticidade dos ajustes, já que o setup simples e manual simplifica a transição de tarefas.

• Mais versatilidade e precisão na aplicação

Dependendo do modelo, a rebitadeira hidropneumática pode ser utilizada em rebites com roscas internas de M3 até M12 e polegadas equivalentes, fato que não só mostra sua alta aplicabilidade em projetos variados, como também a possibilidade de utilização para rebitagem de chapas de diferentes espessuras e materiais. Além disso, ela também se destaca pelas aplicações rápidas e precisas, dispensando a utilização de quaisquer outras ferramentas durante o processo!

• Qualidade e acabamento de alto nível

Ainda vale destacar que a rebitadeira hidropneumática opera em ciclos baixos e rápidos, com uma aplicação constante de rotação e aperto, o que garante a uniformidade na fixação — ideal para quem busca um acabamento final mais sofisticado e discreto.

Gostou da solução? Então capriche na escolha do fornecedor!

Tão importante quanto entender as múltiplas aplicações de uma rebitadeira hidropneumática é investir em instrumentos de alta qualidade e que atendam todas as especificações que citamos neste artigo. Por isso, é importante ter um cuidado extra na escolha do seu fornecedor, priorizando sempre quem pode lhe oferecer garantia de procedência e conhecimento sobre o tema.

É o caso da Rudolph Fixações, que mais que tradição em inovação para elementos de fixação, também oferece opções de rebitadeiras hidropneumáticas de alta tecnologia e eficiência operacional, ideais para qualquer tipo de projeto e equipadas para trabalhar com rebites de alumínio, cobre e aço inoxidável, além de roscas e diâmetros variados.

Aqui, as ferramentas desenvolvidas com tecnologia hidropneumática se destacam pela potência, praticidade e segurança. E com nossas rebitadeiras hidropneumáticas RF06 e RF04 não é diferente. Elas têm como grande diferencial o acionamento por ar comprimido e óleo, substituindo a força humana em situações que demandam mais pressão e energia.

Somado a isso, essas ferramentas não exigem um investimento inicial alto, sendo ideais para utilização em linhas de montagem. Ou seja: mais do que garantia de qualidade e suporte com peças de reposição, você também adquire um equipamento de alto padrão, inclusive com ajuste de curso, dando mais uniformidade e precisão do remanche no uso de rebites roscados!

Portfólio compatível com a realidade do seus projetos

Na Rudolph Fixações, oferecemos tanto o modelo RF06, que utiliza o Parafuso Allen® na ponteira, quanto o modelo RF04, que opera com ponteira específica para a ferramenta.

Assim, você pode escolher a versão que se encaixa melhor na realidade da sua empresa, levando em conta a frequência de uso e o custo-benefício de cada modelo. E também é pensando na satisfação do consumidor que a Rudolph Fixações oferece um catálogo completo de peças de reposição e manuais de manutenção preditiva para esses equipamentos, tudo para assegurar que a sua rotina de trabalho não seja prejudicada e que você saiba exatamente quem acionar quando mais precisar!

Então não perca tempo: simplifique o dia a dia das suas equipes com as rebitadeiras hidropneumáticas da Rudolph e descubra que o caminho para a eficiência ferramental da sua operação passa por aqui! Conheça nosso catálogo de elementos de fixação e conte conosco para desenvolver projetos incríveis!

Tags: Rebitadeiras

  • Este material foi útil?
    Opinião registrada... obrigado
  • Sim
  • Não
Compartilhe: