As 3 melhores formas de unir chapas metálicas – RUFIX

As 3 melhores formas de unir chapas metálicas – RUFIX

As chapas metálicas são produzidas através do processo de conformação de metais, as chapas metálicas podem ser fabricadas em diversos componentes: aço, alumínio, cobre, magnésio, titânio e entre outros materiais, tornando-se matérias-primas fundamentais na formação de materiais, já que podem ser cortadas, dobradas e conformadas das mais variadas maneiras.

Frequentemente usadas pelas indústrias de mobilidade, como carros, caminhões, aviões e pela construção civil, as chapas metálicas oferecem a vantagem de oferecerem grande capacidade de elasticidade, assim como alta-tensão de escoamento, o que garante mais qualidade a fixação.

Além disso, as peças produzidas apresentem uma rigidez de qualidade elevada e ótima resistência e peso. Na hora de fixar ou unir estas chapas de diferentes materiais metálicos, é usado o processo de soldagem, que varia de acordo com os diversos métodos e características existentes, como, basicamente, formas, espessuras e geometria das peças, assim como o tipo dos materiais.

 

Existem variados tipos de soldagem e, cabe ao soldador, engenheiro ou a própria empresa, identificar o processo mais qualificado para determinado segmento ou projeto. Abaixo vamos falar sobre as três melhores maneiras de unir as chapas metálicas:

 

  • Rebites de repuxo: também conhecidos como rebites tipo cego, os rebites de repuxo são indicados para unir diferentes materiais em peças que só tem acesso por um único lado. A aplicação é rápida e simples e pode ser feita com os rebitadores manuais da linha, em forma de alicate ou de tesoura. O rebite de repuxo pop são geralmente utilizados em segmentos variados, como: eletrodomésticos, estruturas metálicas, esquadrias, brinquedos, instalações industriais, etc. Resistentes à movimentos e vibrações de qualquer tipo, os rebites de repuxo possuem alta fixação.

 

  • Solda e solda ponto: o processo de solda e solda ponto é aplicado, sobretudo, na indústria automotiva. Através do processo também é possível criar ligações com matérias-primas não soldáveis, como o alumínio. A solda ponto cria uniões fortes através da alta pressão em uma superfície relativamente pequena e altas energias em forma de corrente elétrica. Os principais parâmetros na solda ponto são: calor, resistência, pressão e corrente.

 

  • Conformação de chapas a frio: a conformação a frio é a deformação realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos, diferente do que acontece no trabalho a quente e a morno. Neste processo, há a transformação mecânica que consiste transformar um disco plano à forma de uma matriz, pela aplicação de esforços transmitidos através de um punção. Neste tipo de operação, ocorrem algumas etapas: alongamento e contração das dimensões de todos os elementos de volume, em três dimensões. A chapa , originalmente plana, adquire uma nova forma geométrica.  

Dependendo da situação e fixação, existe um tipo ideal de peça ou processo para cada caso. É importante conhecer bem a fundo a utilidade de cada uma das ferramentas para fazer o uso correto de cada uma delas. Em nosso site, você encontra todas as informações que precisa para identificar a peça ideal para o seu dia a dia. Até o próximo post!

 

Compartilhe: